quinta-feira, 30 de junho de 2011

Análise Tática do Santos - Momento Ofensivo

Análise Tática Santos

         Análise Tática

     "Santos Futebol Clube"


Partida: Santos x Peñarol
Data: 22/06/2011
Competição: Copa Libertadores 
Fase: Final 



Momento Ofensivo

Esquema de jogo  1 - 4 - 4 - 2 (losango/quadrado)

Análise Tática - Santos

No último dia 22/06 a equipe do Santos se sagrou campeã da América após vencer a equipe do Peñarol no Estádio do Pacaembu, jogo válido pela fase final da copa Libertadores da América. Após um começo de campeonato conturbado e bastante nervosismo durante as partidas, a equipe do Santos se fortaleceu com a chegada do treinador Muricy Ramalho que impôs um modelo de jogo mais definido, principalmente na fase defensiva, conseguindo se sagrar campeã com mérito.

Estatísticas da Partida
Santos

Peñarol
2
Gols
1
17
Finalizações ao Gol
2
8
Escanteios
5
5
Faltas
16
2
Cartões Amarelos
3
0
Cartões Vermelhos
0
Retirado do site oficial da Conmebol - http://www.conmebol.com

Neste post estarei tratando da análise tática em momento ofensivo da equipe do Santos, observados na última partida da final da Libertadores. Iniciando com a estratégia da equipe em momento ofensivo, a equipe do Santos procurou:

  • Utilizar dos contra-ataques e ataques rápidos, onde os jogadores buscavam a construção da jogada ofensiva com poucas inversões de corredores da bola durante a jogada;
  • Bastantes variações entre o jogo indireto (passes horizontais) e o jogo direto (passes verticais, construções longas principalmente para Neymar e Eduardo);
  • Buscou a amplitude de jogo, principalmente com os dois laterais Léo/Danilo, com o atacante Neymar pela esquerda e o meia Elano pela direita;
Vou citar a seguir alguns mecanismos de movimentações ofensivas observados na partida final da Copa Libertadores da América.

No início do jogo a equipe do Peñarol procurou adiantar sua marcação na linha um e dois, o que dificultou a primeira fase de construção das jogadas ofensivas da equipe do Santos que buscou forçar o jogo com lançamentos longos.

Com o passar da partida o Peñarol recuou suas linhas de pressão, então podemos observar que na primeira fase de construção da equipe do Santos, o meia Elano se deslocava para a linha lateral do lado direito, com o objetivo de abrir espaço para Ganso buscar a bola em seu campo defensivo e construir as jogadas de ataque.


Figura 1 - Movimentação Elano abrindo e Ganso buscando o jogo.

Um jogador importante na fase ofensiva durante a partida foi o volante Arouca. A equipe do Peñarol realizava uma marcação zonal com duas linhas de quatro, com isso o volante Freitas fechava a linha de passe do Ganso o que obrigava o volante em muitas vezes se aproximar de sua linha defensiva, deixando um espaço para as subidas de Arouca.

Figura 2 - Freitas próximo a linha defensiva e Arouca sem marcação.

Arouca ainda foi importante quando se lançava ao ataque como elemento surpresa, procurando aproveitar-se dos espaços entre as linhas de marcação adversária, o que realizava em muitos momentos sem marcador.

 Figura 3 - Arouca no espaço entre as linhas defensivas.


Figura 4 - Arouca como elemento surpresa.

Na construção de jogo pela direita o Meia Elano jogava aberto e o lateral Danilo procurava se infiltrar no espaço construído por Elano pelo meio.

Figura 5 - Elano abrindo e Danilo se infiltrando no espaço deixado.

Já pelo lado esquerdo uma movimentação característica do Santos é quando o atacante Neymar busca realizar a diagonal para dentro, com ou sem a bola dominada. Por ser o craque santista, o garoto Neymar é sempre seguido de perto pelo seu marcador, e essa diagonal sempre leva com ele um ou dois adversários. Nesse momento o lateral Léo procura se infiltrar no espaço aberto nas costas do atacante santista.


Figura 6 – Neymar realizando a diagonal para dentro sem bola abrindo espaço para infiltração de Léo.

Figura 7 - Neymar levando a bola em diagonal e abrindo espaço para infiltração de Léo.

Outro mecanismo de movimentação com o camisa 11 santista (Neymar) é sua infiltração em diagonal na linha defensiva entre o lateral e o zagueiro adversário. 

Abaixo você poderá observar o meia Ganso procurando Neymar aberto que, com a sua movimentação, se infiltra na área adversária. Esse mecanismo foi utilizado apenas duas vezes durante a partida, porém quando empregado levou perigo ao adversário.

 Figura 8 – Ganso realizando o passe para Neymar entre o zagueiro e o lateral adversário.


Figura 9 – Ganso realizando o passe para a infiltração de Neymar entre a última linha de marcação adversária.


Com esse último mecanismo de movimentação finalizo a análise tática em momento ofensivo da equipe do Santos. Espero ter apresentado de uma maneira didática facilitando o entendimento desse momento ofensivo.

Qualquer dúvida deixe um comentário ou entre em contato por meio do email ou das redes sociais Twitter e Facebook que estão na página inicial do blog.  Sugestões são sempre bem vindas.

No próximo post estarei apresentando a análise tática do Santos no momento defensivo. Até lá!

Abraço,

Luca Lameira Antunes



Você pode gostar também de:
1. Análise Tática do Santos - Momento Defensivo  

2. Análise Tática do Barcelona - Momento Ofensivo

3. Análise Tática do Barcelona - Transição Ofensiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário