domingo, 14 de agosto de 2011

Exercício de Possibilidades - Neymar (Brasil) x Paraguai – Momento Ofensivo - Copa América 2011 (Messi)

Análise Tática - Exercício de Possiblidades - Neymar
Exercício de Possibilidades


"Neymar"

Partida: Brasil x Paraguai
Data: 09/07/2011
Competição: Copa América 2011
Fase: jogo 2 - 1ª fase


(foto: Mowa Press)





Iremos agora realizar um exercício de possibilidades. Gostaria de demonstrar que com a forte marcação em Neymar com dobra de marcação e em muitos momentos três marcadores, as fintas e as tabelas podem ser uma opção para sair da marcação. Para isso irei demonstrar os espaços na marcação paraguaia quando Neymar possuía a bola e algumas jogadas que poderiam ser realizadas. 


Nesse primeiro lance Neymar estava marcado por dois jogadores adversários e tentou o passe por elevação em um espaço pequeno de campo. A jogada que sugiro a seguir é um passe de Neymar para Pato, que “pisaria” a bola para a infiltração de Jadson.



Nessa segunda jogada Neymar havia puxado para dentro e estava cercado por três marcadores, quando dividiu a bola com a marcação e perdeu o controle. Sugiro uma tabela em velocidade com Ganso e a infiltração no espaço onde o zagueiro adversário havia deixado para realizar a marcação em Neymar.



Nessa terceira jogada Neymar havia recebido o passe de André Santos e logo chegou o segundo marcador, foi quando o camisa 11 do Brasil tentou driblar para o fundo e sofreu a falta. Acredito que poderia buscar o espaço para o passe para Jádson no centro que realizaria uma triangulação para a infiltração de André Santos.



Nesse quarto e último lance Neymar recebeu a bola de costas para a marcação adversária e conseguiu girar, porém nesse tempo chegou a dobra de marcação. Acredito que Neymar poderia acelerar o passe para o centro para Jadson ou Ganso que se encontravam livre de marcação, gerando uma situação de 4x4 contra a defesa adversária.



Gostaria de ressaltar que no momento de jogo o atleta deve tomar decisões em curtos espaços de tempo e geralmente opta pelo que já está automatizado nas suas características de jogo. Acredito que todos os lances anteriores Neymar buscou trabalhar em prol da equipe, porém suas decisões não estavam de acordo com que o jogo estava apresentando, forte marcação, dobras, compactação defensiva e etc. 

Espero que o garoto Neymar seja bem orientado nos clubes onde passar e nessas ocasiões aproveite da forte marcação que é feita nele para procurar os deslocamentos rápidos, acelerar os passes e procurar companheiros em melhores condições. Pois pelo craque que demonstra ser, sempre a marcação se dirigirá a ele, deixando seus companheiros de equipe livre.

No próximo post irei analisar o desempenho de outro craque do futebol mundial que esteve presente na Copa América 2011, o argentino Messi. Para posteriormente analisar e comparar o desempenho desses dois craques.

Um grande abraço,

Luca Lameira Antunes


2 comentários:

  1. Top. Lembro de ao ler o Porque de tantas vitorias Os autores citarem Damásio (Intenção prévia x Intenção em ação) e falarem que determinados automatismos vem da intenção em ação que muitas vezes apresenta comportamentos equivocados como estes apresentados pelo Neymar, que persiste em progredir com a bola ao invés de aproveitar essas dobras e auxiliar a construição de uma jogada mais efetiva. No livro, os autores mencionam a importancia de detectar, criar ambientes propensos para correção dessas ações automatizadas (a partir do hábito embasado na int. prévia) e do processo de intervenção continua do treinador junto ao processo de descoberta guiada na atividade. Será q o Sr. Menezes vem conseguindo alterar o comportamento do garoto nas suas atividades relativas a seu MdJogo? Será que há tempo pra isso?

    Grande Post! Abraço

    ResponderExcluir
  2. Padilha,
    Obrigado pela contribuição. Acredito que o Brasil deva se inspirar em outros centros e buscar criar um modelo de jogo para as suas seleções nacionais, o que já vem feito na Espanha desde as suas categorias de base. Mano vem tentando criar esse modelo de jogo para a seleção brasileira, porém acredito que o processo deva ser realizado de baixo para cima, ou seja, desde as seleções de base para a seleção principal. Com isso, garotos como o Neymar que vem servindo a seleção a mais tempo já estariam inseridos nesse MJ. Mais uma vez obrigado pela contribuição.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir