segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Análise Tática do Porto - Momento Densivo



         Análise Tática

     "Futebol Clube do Porto"

Partida: Porto x Barcelona
Data: 26/08/2011
Competição: Super Taça da Uefa 
Fase: Final 


Momento Defensivo

Esquema de jogo  1-4-5-1 ou 1-4-3-3 



No último dia 26/08, no Estádio Louis II (Mônaco), o Porto foi mais uma equipe a tentar parar a forte equipe do Barcelona. Com uma estratégia ousada em momento defensivo o Porto perdeu pelo placar de 2x0 que sagrou o Barcelona campeão da Super Taça Européia de 2011. Nessa série de posts iremos retratar a estratégia utilizada pela equipe do Porto durante a partida. 


A cada jogo da equipe do Barcelona se retoma o debate de qual seria a melhor estratégia para vencer uma das melhores equipes do futebol mundial de todos os tempos. Percebo que a discussão sempre gira por dois pontos centrais, em momento defensivo a equipe adversária deve se fechar em seu campo de defesa e esperar para realizar uma transição ofensiva em velocidade ou a equipe adversária deve realizar um pressing alto para impedir a estratégia de posse de bola da equipe espanhola. Pois bem, a equipe do Porto optou pela segunda estratégia. 


Nesse primeiro post iremos tratar do momento defensivo da equipe do Porto que eu considero uma estratégia ousada e interessante de ser debatida. No momento defensivo a equipe optou pela:

  • Defesa por zona; 
  • Em pressing vertical;
  • Em bloco alto;
  • Com a última linha defensiva bastante avançada.

Para utilizar dessa estratégia, observamos alguns mecanismos padrões de defesa que respeita algumas composições padrões dos jogadores em campo que iremos retratar a seguir.


A equipe do Porto realizou um pressing zonal alto na primeira fase de construção da equipe do Barcelona. Para isso, o atacante Kleber desempenhava uma pressão ao zagueiro adversário que estava com posse da bola (Mascherano/Abidal), enquanto que os meias Guarin e Moutinho fechavam as linhas de passe para os jogadores de meio campo da equipe espanhola. Nesse pressing avançado os meias/atacantes da equipe portuguesa Hulk e Rodrigues fechavam as linhas de passe para os respectivos laterais adversários (Daniel/Adriano). Em algumas ocasiões principalmente no início da partida os zagueiros Mascherano e Abidal foram obrigados a realizar o lançamento longo para o campo da equipe do Porto.

Imagem 1 - Pressing alto do lado esquerdo, Kleber em Mascherano.

Ao avançar as primeiras linhas de marcação, em algumas ocasiões, a equipe de Portugal deixava um espaço grande entre a primeira linha do meio de campo e a linha defensiva. Porém, a equipe espanhola teve alguma dificuldade de explorar esse espaço.

Imagem 2 - Espaço entre linhas, baixa compactação da equipe.

A marcação do meio de campo da equipe do Porto era realizada por zona da seguinte forma, os meias Guarin e Moutinho se posicionavam na mesma linha dos volantes da equipe do Barcelona Xavi e Keita, enquanto que os meias abertos Hulk e Rodrigues se posicionavam em linha com o objetivo de fechar os passes dos laterais Daniel e Adriano. Ficava a cargo de Souza, fechar o passe para a linha central de campo, porém, em várias ocasiões, pudemos observar que o meia da equipe espanhola que se posicionava do lado contrário da bola estava livre de marcação.

Imagem 3 - Souza acompanhando Iniesta, Messi livre de marcação.

Quando a bola chegava aos pés desse meia contrário a marcação era realizada por um dos zagueiros da equipe portista, o que abria espaços na linha defensiva que poderiam ser explorados por meio de lançamentos para os atacantes.

Imagem 4 - Otamendi deixando a linha defensiva para marcar Messi.

Para realizar o pressing alto, citado anteriormente, a linha de defesa da equipe do Porto procurava avançar bastante no terreno de jogo. Essa manobra tinha como objetivos aumentar a compactação defensiva da equipe e provocar o fora de jogo (impedimento) do ataque adversário.

Imagem 5 - Linha defensiva avançada, compactação defensiva.

Imagem 6 - Linha defensiva avançada, Villa impedido.


Com isso encerramos esse post de análise tática do momento defensivo da equipe do Porto nessa partida final da Super Taça Européia 2011. Nos próximos posts estaremos analisando os momentos ofensivos e de transições. Espero que tenha sido uma leitura interessante e produtiva. Não deixe de visitar nossas redes sociais facebook, twitter e youtube. 

Um grande abraço, 

Luca Lameira Antunes

Um comentário: