quinta-feira, 5 de abril de 2012

Análise Tática do Real Madrid - Momento Ofensivo - Conheça o 1-4-5-1 de Mourinho!

Análise Tática

     "Real Madrid C.F."


Partida: Real Madrid x Cska
Data: 14/03/2012
Competição: Copa dos Campeões da Uefa 
Fase: Oitavais de final










Momento Ofensivo

Esquema de jogo  1 - 4 - 5 - 1

Imagem 1 - Prancheta - Real Madrid x Cska

No último dia 14/03 a equipe do Real Madrid passou por mais uma fase na da Copa dos Campeões da Uefa. Depois da primeira partida bastante apertada diante o Cska em Moscow o embate do Bernabéu foi bem administrado pelo Real que venceu a partida pelo placar de 4x1.

Analisaremos essa partida para conhecermos taticamente esse Real Madrid de José Mourinho, treinador português que no segundo ano de contrato já se coloca como um dos favoritos a vencer a Copa dos Campeões da Uefa desse ano.

Nesse primeiro post da série estaremos tratando da analise tática em momento ofensivo da equipe do Real Madrid. Iniciando com a estratégia da equipe em momento ofensivo, a equipe do Real procurou:

· Utilizar dos ataques posicionais, onde os jogadores procuram a construção da jogada ofensiva com muitas inversões de corredores da bola durante a jogada;

· Bastante variação entre o jogo indireto (passes horizontais) e o jogo direto (passes verticais).

· Intensa mobilidade dos meias e do atacante.

Vou citar a seguir alguns mecanismos de movimentações ofensivas observadas na partida por parte da equipe galática.


A equipe do Cska marcava no esquema 4x4x2 formando duas linhas defensivas e os dois atacantes defendendo a zona. Para buscar a compactação defensiva a última linha de defesa se posicionava avançada em seu campo, o que deixava espaço para os lançamentos longos. No início de jogo a equipe do Real procurou explorar esses espaços através de passes longos advindos dos defesas centrais Pepe e Sérgio Ramos.


Imagem 2.1 - Passe longo de S. Ramos buscando Higuain. 

Imagem 2.2 - Passe longo de Pepe buscando Higuain. 


Para explorar os vários corredores de campo o Real procura, em alguma das vezes, o passe longo do volante Xavi Alonso. Quando a bola esta em posse do Real pelo corredor direito o lateral Marcelo se desloca pelo corredor esquerdo enquanto que Cristiano Ronaldo se movimenta em diagonal para dentro levando a marcação.

Imagem 3.1 - Passe longo de Xavi buscando a infiltração de Marcelo.

Imagem 3.2 - Passe longo de Xavi buscando a infiltração de Marcelo.


Já Arbeloa o outro lateral da equipe da equipe espanhola prefere as infiltrações por dentro, deixando para os meias a função de abrir pela lateral direita (alongar o campo).


Imagem 4.1 - Ozil alongando o campo enquanto que arbelo faz a ultrapassagem por dentro.

Imagem 4.2 - Ozil alongando o campo enquanto que arbelo faz a ultrapassagem por dentro.


Com a entrada de Kaká na posição que era de Di Maria a equipe do Real ganhou em mobilidade no meio de campo, pois Di Maria guardava a posição pela meia direita, enquanto que Kaká procura a todo tempo a inversão de posições entre os meias.

Imagem 5.1 - Inversão de posição de Ozil e C. Ronaldo enquanto que Kaká faz a infiltração.

Imagem 5.2 - Inversão de posição de C. Ronaldo e Kaká.


Sabendo que a equipe Russa jogaria em duas linha de quatro, Mourinho instruiu seus meias a explorar os espaços entre as linhas de marcação adversária. O que podemos observar nas figuras abaixo.


Imagem 6.1 - Ozil se posicionando para receber entre as linhas de marcação.

Imagem 6.2 - Ozil e C. Ronaldo se posicionando para receber entre as linhas de marcação.


Higuain como único atacante merengue tinha a função de dar profundidade a equipe no centro do ataque. Mas com o intuito de dificultar a marcação adversária e abrir espaços para a infiltração dos meias, também se deslocava para os corredores laterais do campo ofensivo.


Imagem 7.1 - Higuain no corredor esquerdo e a infiltração de C. Ronaldo no corredor central.

Imagem 7.2 - Higuain no corredor direito e a infiltração de C. Ronaldo no corredor central.


Com esse último mecanismo de movimentação finalizo a análise tática em momento ofensivo da equipe do Real Madrid do treinador José Mourinho. Nos próxmios posts estaremos apresentando a equipe do Real Madrid nos momentos defensivo e de transições. 


Espero ter apresentado de uma maneira didática facilitando o entendimento. Qualquer dúvida deixe um comentário ou entrem em contato através do email ou das redes sociais Twitter e Facebook que estão na página inicial do blog. Sugestões são sempre bem vindas. 

Abraço, 

Luca Lameira Antunes

Um comentário: