domingo, 29 de julho de 2012

Análise Tática - Brasil x Egito - Como o Brasil de Neymar & Cia construiu a vitória na primeira etapa (1° Tempo)


http://analisedefutebol.blogspot.com.br/2012/07/analise-tatica-brasil-x-egito-como-o.html
Análise Tática

     "Brasil"


Partida: Brasil x Egito
Data: 26/07/2012
Competição: Jogos Olímpicos
Fase: 1° Jogo da Fase de Grupos

(1° Tempo)


Foto: Ricardo Matsukawa/Terra




1° Tempo

Esquema de jogo  do Brasil: 1-4-5-1

http://analisedefutebol.blogspot.com.br/2012/07/analise-tatica-brasil-x-egito-como-o.html



No último quinta-feira (26/07/2012) a seleção brasileira de futebol fez sua estreia nos jogos olímpicos de Londres . Enfrentando a equipe do Egito no Millenium Stadium em Cardiff (País de Galles) o Brasil chegou a sua primeira vitória pelo placar de 3x2. A vitória foi construída no primeiro tempo com os gols de Rafael (15min), Damião (25min) e Neymar (29min). Os gols da seleção egípcia foram marcados no segundo tempo com Aboutrika (6min) e Salah (30min).

Estaremos acompanhando a seleção do Brasil nos jogos Olímpicos de Londres através dos nossos posts trazendo os desenhos táticos dos jogos disputados. Estaremos estreando também nossos posts que buscarão contar um pouco do jogo, diferenciando dos nossos posts anteriores que dava ênfase ao modelo tático de jogo detalhado das equipes. Continuaremos com os nossos últimos modelos de posts em edições especiais.

Bem, voltando ao jogo. A seleção egípcia surpreendeu a equipe de Mano com uma marcação alta no início do jogo, o que dificultou bastante a saída de bola da seleção brasileira. Outra postura que surpreendeu foi a de marcação da seleção brasileira que recuava Damião e Neymar até a linha intermediária do campo para iniciar o combate.

A postura agressiva do Egito conjuntamente com a postura “recuada” da seleção do Brasil culminou em um início melhor da seleção adversária que continha a posse de bola trocando passes na intermediária brasileira. Devemos ressaltar que Neymar e Damião falhavam no posicionamento defensivo deixando espaço para a troca de passes, fazendo que o combate na marcação brasileira só fosse iniciado com os volantes e com os meias abertos.

A equipe do Egito tinha em seu meio campo um losango bem aberto com os jogadores de lado de campo (Gomaa e El Neny). Quando possuía a posse de bola buscava o ataque pelos laterais do campo com seus meias abertos e o apoio dos laterais (Fathy e Ramadan) no campo de ataque.

O Brasil com a posse de bola buscava em seu primeiro momento a transição em velocidade (contra-ataque). Quando não era possível buscava explorar o espaço deixado pelos meias abertos da equipe egípicia com intensa movimentação dos três meias (Hulk, Neymar e Oscar) e os laterais realizando a diagonal por dentro. Foi através da movimentação por dentro do lateral direito Rafael que originou o 1° Gol da seleção aos 15 minutos.

O Brasil melhorou na partida equilibrando a posse de bola, porém ainda como prioridade a transição ofensiva em velocidade. Foi através dessa transição que surgiram os gols seguintes. O segundo através de um lançamento longo do Brasil, a defesa adversária falhou deixando livre Oscar para dar o passe para Damião finalizar. O terceiro foi de um contra-ataque construído por Neymar que em velocidade achou Hulk que cruzou para o próprio Neymar rematar de cabeça.

Com o placar de 3x0 o Brasil controlou o jogo através da posse de bola e intensa movimentação do meia Oscar para buscar o jogo e construir as jogadas ofensivas.


Você pode gostar também de:
1. Análise Tática - Brasil x Egito - Um outro jogo na segunda etapa (2° Tempo)
2. Exercício de Possibilidades - Neymar (Brasil) x Paraguai – Momento Ofensivo - Copa América 2011 (Messi)
3. Análise Tática – Neymar (Brasil) x Paraguai – Momento Ofensivo - Copa América 2011 (Messi)
4. Análise Tática – Neymar (Brasil) x Venezuela – Momento Ofensivo - Copa América 2011 (Messi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário