domingo, 29 de julho de 2012

Análise Tática - Brasil x Egito - Um outro jogo na segunda etapa (2° Tempo)


http://analisedefutebol.blogspot.com.br/2012/07/analise-tatica-brasil-x-egito-um-outro.htmlAnálise Tática

     "Brasil"


Partida: Brasil x Egito
Data: 26/07/2012
Competição: Jogos Olímpicos
Fase: 1° Jogo da Fase de Grupos

(2° Tempo)

Foto: AFP/Correio

2° Tempo

Esquema de jogo  do Brasil: 1-4-5-1
http://analisedefutebol.blogspot.com.br/2012/07/analise-tatica-brasil-x-egito-um-outro.html


Depois de um primeiro tempo onde a seleção brasileira construiu um bom resultado esperávamos um segundo tempo tranquilo para a seleção, o que não veio a acontecer.


Logo no início da segunda etapa o Brasil avançava a marcação para dificultar a saída de bola da seleção egípcia, a manobra tática facilitou a retomada de bola da seleção. Ao retomar a bola o a seleção tinha como preferência a posse de bola, diferente do início da primeira etapa. 



A equipe do Egito mudou o esquema para o segundo tempo, recuando a marcação e centralizando Metab (n°10) no comando do ataque. Essa postura obrigava a seleção do Brasil a trabalhar bastante com os laterais Rafael e Marcelo principalmente realizando tabelas pelo corredor central. Com essa constante ativação dos laterais sobrava espaços na defesa brasileira, foi através desses espaços, principalmente as costas de Marcelo, que o camisa 11 egípcio Salah levava perigo em contra-ataques. 



Aboutrika (n°5) aos 6 minutos e Salah (n°11) aos 30 minutos do segundo tempo fizeram os gols da seleção egípcia, o que deu ares de ansiedade ao futebol da seleção. 


Mesmo com a posse de bola o Brasil não levava perigo à defesa adversária, faltava a infiltração dos atacantes. Buscando essa infiltração Mano trocou Hulk (n°12) por Ganso (n°16), além de Damião (n°9) por Pato (n°7). Pato buscou o jogo, tentando finalizar a meta adversária. Porém Ganso não rendeu o que o treinador esperava, o fazendo realizar uma terceira substituição de Danilo (n°14) por Sandro (n°5). 

A seleção do Egito ensaiou uma pressão ao final do jogo, principalmente pela desorganização do meio campo brasileiro após as substituições. Porém o Brasil soube segurar o placar o que levou a primeira vitória de Neymar & Cia nos Jogos Olímpicos de Londres. 

O próximo adversário do Brasil será a Bielorrússia no dia 29/07 no estádio Old Trafford, Manchester – Inglaterra. Ate lá!

Um forte abraço, 

Luca Lameira Antunes


Conclusões Táticas: 

  • Defensivamente o Brasil iniciou com uma marcação onde o combate começava na intermediária defensiva e com o andamento de jogo avançou para a marcação alta;

  • Houve falhas na marcação baixa, com o combate no meio campo se iniciando somente na intermediária defensiva com os volantes;

  • A marcação alta foi mais efetiva para recuperar a posse da bola;

  • O volante Rômulo quando utilizado ofensivamente como elemento surpresa não recebia marcação adversária;

  • Mesmo com a posse de bola e a intensa movimentação dos meias brasileiros havia dificuldade de infiltração na defesa adversária;

  • As transições ofensivas em velocidade, principalmente com Neymar, foram mais efetivas para finalizar a meta da seleção egípcia;

Nenhum comentário:

Postar um comentário